Numa altura em que tanto se fala em automóveis autónomos, a Nissan tem já em funcionamento duas unidades do Leaf que andam sozinhas pela sua fábrica de Oppama (Japão), a puxar atrelados carregados de carros acabados de montar. A marca nipónica chama-lhe Reboque Inteligente de Veículos – IVT de Intelligent Vehicle Towing – e mostra uma utilidade prática imediata para toda a tecnologia autónoma que está a ser desenvolvida para uso na estrada dentro de alguns anos.
O sistema IVT recorre a Nissan Leaf modificados para, sem ninguém ao volante, puxarem reboques com carros acabados de montar. A ideia é levá-los desde a linha de produção até um ponto específico do parque industrial de Oppama de onde serão, depois, encaminhados para os barcos que os distribuirão por todo o Mundo.
Se for necessário alterar o caminho, no caso de mudanças na linha de produção, essa modificações são fáceis de introduzir. Todos os reboques autónomos estão ligados em permanência a uma central de controlo de tráfego que consegue monitorizar em tempo real a posição, a velocidade e o estado da bateria de cada um deles. Num cruzamento, é um algoritmo específico que determina qual dos dois reboques que aí se encontraram terá prioridade. A central de controlo poderá fazer parar os dois reboques, remotamente, em caso de emergência.
Embora o sistema IVT só agora tenha sido revelado e colocado em prática, o seu desenvolvimento já dura há cerca de um ano, tendo sido feitos mais de 1600 testes. Inclusive para que estes reboques autónomos possam funcionar mesmo debaixo de muito mau tempo e com fracas condições de visibilidade. E tudo o que a Nissan tem aprendido neste projecto servirá para avançar na pesquisa das soluções que colocará nos carros de condução autónoma a usar nas nossas estradas. Mas para isso ainda teremos de esperar mais um tempinho…